Este curso tem como objetivo desenvolver, capacitar e formar futuros facilitadores Abralider. Construindo um ambiente de aprendizagem interativo, permitindo que o aluno desenvolva formas, técnicas e conhecimento para facilitar a concretização dos objetivos do seu curso e as necessidades dos seus alunos, bem como criar confiança para oferecer um programa de treinamento efetivo. Você vai aprender técnicas, ferramentas e práticas efetivas para facilitar suas aulas de modo a engajar seus alunos na construção de conhecimento.
Especialmente para alunos Abralider que desejam se desenvolver como facilitadores de cursos. Para profissionais que tem o desejo de atuar como facilitadores de conhecimento.
Certificado de participação com a carga horária prevista no curso
As avaliações consistem em duas etapas organizadas tanto por trabalhos, provas, apresentações e interações durante as aulas. Os projetos mais elaborados terão maior pontuação, totalizando em 10 pontos no final do curso, com média 7 para obter a certificação.
Frequência: 75% de presença
Nota final: 7
Adriana Benenot
É a facilitadora do curso e atua na facilitação de cursos treinamentos, workshops a 15 anos. Ela é Pós-graduada em Psicologia Organizacional (Faculdade da Serra Gaúcha), Graduada em Secretário Executivo Bilíngue (Universidade de Caxias do Sul), Graduanda de Pedagogia e Formada em Coaching pela Associação Brasileira de Coaching – ABRACOACHING e BCI – Behavioral Coaching Institute. Intraempreendedora e empreendedora, apaixonada por gente e fascinada por construir conhecimento.
Serão utilizados artigos, livros, notícias da atualidade, estudos de casos, conforme as aulas ocorrerão. Os alunos não precisam adquirir nenhum livro ou artigo, toda a bibliografia será disponibilizada em aula bem como os slides das apresentações.
Aprendizagem Baseada em Projetos de David W. Johnson e Roger T. Johnson;
A Arte de Facilitar de José Manuel de Oliveira;
Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora, de José Moran;
A Didática e a Formação de Professores de José Manuel Moran;
Didática: Teoria e Prática de Antonio Carlos Gomes da Costa;
Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire;
Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso – Carol S. Dweck;
Aprendendo a Aprender – Barbara Oakley;
O Cérebro que Aprende – Stanislas Dehaene
© 2025 Academia Brasileira de Líderes – Desenvolvido por FiveDB