O comércio exterior brasileiro está em destaque constante devido a sua importância para o crescimento do Brasil. Com a exportação as empresas têm a possibilidade de reduzir custos utilizando sua capacidade máxima de produção, além de receber dividendos em moeda estrangeira e aproveitar os benefícios governamentais que o país oferece. Mas, como fazer?
Assim sendo, este curso tem como objetivo auxiliar, você profissional, na buscar a internacionalização de sua empresa, oferecendo uma visão dos principais aspectos ligados aos negócios internacionais desenvolvendo uma visão sistêmica do processo de exportação, seus mecanismos, negociações, legislação, documentação, entre outros.
Profissionais interessados em comércio exterior, que gostam de desafios, são proativos e estão em busca de crescimento constante.
Certificado de participação com a carga horária prevista no curso
As avaliações consistem em duas etapas organizadas tanto por trabalhos, provas, apresentações e interações durante as aulas. Os projetos mais elaborados terão maior pontuação, totalizando em 10 pontos no final do curso, com média 7 para obter a certificação.
Frequência: 75% de presença
Nota final: 7
Jordana Romio será a ministradora do curso. Ela possui superior incompleto em Business Administration pela universidade de Suffolk County Community College em Nova Iorque/ EUA, é graduada em Comércio Exterior pela Unisinos em São Leopoldo / RS, Mestre em Gestão e Negócios internacional – Brasil e França pela Unisinos – Porto Alegre / RS e Universite de Poitiers – Poitiers / França. Foi professora convidada para curso de especialização na Universidade de Caxias do Sul – UCS, também ministrou cursos de graduação em comércio exterior e logística na faculdade FISUL em Garibaldi / RS. Empreendedora, com mais de 14 anos de experiencia na área de comércio exterior além de diversos cursos e formações ao longo da carreira.
Serão utilizados artigos, livros, notícias da atualidade, estudos de casos, conforme as aulas ocorrerão. Os alunos não precisam adquirir nenhum livro ou artigo, toda a bibliografia será disponibilizada em aula bem como os slides das apresentações.
Seguem livros base para os estudos:
CAVUSGIL, S. Tamer; KNIGHT, Gary; RIESENBERGER, John R. Negócios Internacionais: estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
GARCIA JÚNIOR, Armando Alvares. Lei aplicável aos contratos internacionais. São Paulo: Aduaneiras, 2000.
KEEDI, Samir. ABC do comércio exterior: abrindo as primeiras páginas. São Paulo: Aduaneiras, 2002. 136 p. ISBN 85-7129-341-4.
MAIA, Jayme de Mariz. Economia internacional e comércio exterior. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MINERVINI, Nicola. O Exportador. 5. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.
NEVES, Marcos Fava; SCARE, Roberto Fava. Marketing & exportação. São Paulo: Atlas, 2001.
VASCONCELLOS, E. (Org.) Internacionalização, Estratégia e Estrutura – O que podemos aprender com o sucesso da Alpargatas, Azaleia, Fanem, Odebrecht, Voith e Volkswagen. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
VIEIRA, Guilherme Bergmann Borges. Transporte internacional de cargas. São Paulo: Aduaneiras, 2002. 150 p. ISBN 85-7129-343-0.
WERNECK, Paulo. Comércio exterior & despacho aduaneiro. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2003.
© 2025 Academia Brasileira de Líderes – Desenvolvido por FiveDB